Raspberry PI - Introdução

raspberry pi logo

Afinal o que é o tal do Raspberry?

Existem no mercado uma categoria de equipamentos que chamamos de SBC (Single Board Computer) que traduzindo literalmente seria um Computador de placa única, que como o nome sugere tem todos os seus componentes em uma única placa para desempenhar as suas funções.
Eles geralmente são chamados também de sistemas embarcados, placas de IoT, e outros.

História

Em 2006 os primeiros conceitos de um computador que motivasse as crianças a desenvolverem algo criativo, ele foi baseado originalmente no microcontrolador Atmel ATmega644 e mais tarde usado a arquitetura ARM, um pacote do mesmo tamanho de uma memória stick USB, uma porta USB em uma extremidade e uma porta HDMI na outra. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Raspberry_Pi

 O objetivo da Fundação era oferecer o computador por um preço bem acessível, em duas versões: US $ 25 e US $ 35. Eles começaram a aceitar encomendas pelo modelo B que era o de maior preço (US $ 35), em 29 de fevereiro de 2012, e o pelo modelo A, de menor preço (US $ 25), em 4 de Fevereiro de 2013. A diferença entre o Modelo A para o Modelo B, é que o primeiro não tem interface de rede.

De lá pra cá várias versões do pequeno computador foram lançadas com diferentes tamanhos mas mantendo suas características de placa de desenvolvimento para projetos educacionais e o público Maker.

Versões

O pessoal do TechTudo fez uma lista a um tempo atrás com a descrição das principais versões disponíveis hoje que pode ser conferida aqui e a versão mais atual enquanto escrevo esse texto que pode ser conferida aqui.

Anatomia

raspberry pi 3 B+

Como mostrado na imagem a placa tem um design bem simples com os conectores ao redor da mesma.

**Chip BCM2837B0 1.4GHz **

O chip é o BCM2837B0, que foi aprimorado para melhorar a fonte de alimentação dos núcleos ARM. Isso significa que eles podem ter clock de 1,4 GHz (anteriormente 1,2 GHz) - um aumento de 16,7%. Ele é o coração da placa e tem poder de processamento pra uma variedade de tarefas.

Enquanto era fabricado, decidiu-se adicionar um dissipador de calor metálico e aprimorar o PCB para ajudar na dissipação de calor. Isso deve ajudar a manter a temperatura controlada com velocidades de clock mais altas.

Chip BCM2837B0 e seu dissipador metálico

**Rede sem fio 802.11ac **

Ele usa o Cypress 43455 “MAC / base-band / rádio WiFi IEEE 802.11ac WiFi de chip único com Bluetooth 4.2 e receptor FM integrado” (receptor FM não conectado).

local da antena wi-fi e bluetooth na placa

Detalhe antena wi-fi e bluetooth

Os componentes sem fio e Bluetooth agora estão dentro de uma lata metalizada. Esse grupo de componentes foi aprovado pela FCC como módulo, o que significa que, se você incorporar um Pi3B + em um produto, a transmissão sem fio / BT não precisará de mais nenhuma certificação. A lata também possui o logotipo do Raspberry Pi gravado, o que é um toque bastante agradável…

O Pi3B + 802.11ac a 5 GHz tem desempenho de até 100 Mbit. Se você opera em um ambiente wifi congestionado, a mudança para 5 GHz pode oferecer algumas melhorias significativas. É sempre bom ter escolhas.

Base-1000 Ethernet

O Pi 3B + usa um chip Microchip LAN7515 para ethernet e hub USB 2.0. Portanto, ele pode tirar proveito de uma conexão Ethernet Gigabit, mas, devido às limitações do USB 2.0, seu rendimento máximo é de 330 Mbit.

Microchip LAN7515

Especificações

Conectividade

Alimentação

No próximo artigo vou falar a respeito dos Sistemas operacionais que podemos usar nessa placa para fazer coisas divertidas :D


Para editar este post basta clicar aqui.
comments powered by Disqus