Raspberry - Sistemas operacionais

powered by raspberry pi

Um fato interessante, é que existem centenas de sistemas operacionais para o Raspberry Pi, e que ao menos, por baixo, 80 destes sistemas são baseados em Linux por isso é possível fazer muita coisa com essa pequena placa.

1 – Raspbian

O Raspian é um dos sistemas operacionais mais utilizados no Raspberry Pi, inclusive ele é o mais recomendado, inclusive a recomendação vem da própria Raspberry Pi Foundation. Além disso, o sistema tem base no Debian que é um dos sistemas mais estáveis já conhecidos.

https://www.raspberrypi.org/downloads/

Raspbian Logo

2 – Ubuntu MATE

O Ubuntu MATE não é tão popular como o anterior, mas olhando no site da Raspberry Pi Foundation ele também é indicado, e por sua vez, ele é baseado no Ubuntu que é mantido pela Canonical. No caso deste sistema ele esta disponível para desktop e ARM. É importante ficar de olho nos modelos do Raspberry Pi compatíveis com o sistema antes de instalar.

https://ubuntu-mate.org/raspberry-pi/

null

3 – DietPi

Bom, o DietPi, assim como outros sistemas possui base Linux, e o melhor também é Debian. Segundo o site do sistema, ele é mais leve que o Raspbian Lite, e suas imagens são pequenas, algo em torno de 400mb. Além disso, o sistema conta com software próprios que vão de otimizações, configurações e até backup do sistema, realmente algo bem completo que merece ser testado.

https://dietpi.com/

dietpi logo

4 – Arch Linux ARM

Bom, falar de Arch Linux é sem dúvida algo fácil, o sistema já é bem conhecido por ser estável, seguro e com uma comunidade sólida. No entanto, o que diferencia o sistema é os repositórios que também seguem o modelo rolling release. Assim, você sempre terá a versão mais recente do sistema bastando apenas manter o sistema atualizado.

https://archlinuxarm.org/

null

5 – FydeOS

Para quem é admirador do Chromium OS, saiba que ele também pode ser instalado no RaspBerry Pi. Mas, não se preocupe, não tem gambiarra nos códigos, o sistema foi mesmo projetado para nosso pequeno computador. Mas, ao contrário dos outros sistemas que listamos antes, a base dele é o código aberto do Chrome OS do Google. Além disso, o sistema também possui um canal oficial no Telegram, você pode conferir essas informações no site logo abaixo.

https://github.com/FydeOS/chromium_os_for_raspberry_pi

FydeOS Logo

6 – LibreELEC

Bom, o LibreELEC é um sistema operacional focado em consumo de navegação na internet e também reprodução de mídia. Então, você quer um sistema para outras tarefas em seu raspberry Pi esse aqui não é para você. Mas, se for para ter um centro de mídia Kodi, achou o sistema correto.

https://libreelec.tv/downloads/

libreelec logo

7 – RetroPie

Esse aqui dispensa grandes comentários. Sem dúvida nenhuma o RetroPie é o sistema operacional para jogos retro no Raspberry Pi. Com ele é possível fazer emulação de uma vasta coleção de plataformas. Assim, se você quer executar aqueles jogos antigos dos anos 80, 90 e 2000 achou o que procurava. E não se preocupe, o sistema também é compatível com jogos de fliperama e você consegue fazer tudo graças ao EmulationStation

https://retropie.org.uk/download/

retropie logo

8 – Kali Linux

Sim, é verdade há Kali Linux para ser instalado no raspberry Pi. O sistema também muito conhecido é focado em testes de penetração e segurança. Assim, você terá um sistema completo para fazer seus testes de segurança, análises e muito mais.

https://www.offensive-security.com/kali-linux-arm-images/

Kali Logo

9 - Android

Existem alguns motivos pelos quais você pode instalar o Android no seu Raspberry Pi. Se você é um desenvolvedor de Android, por exemplo, é uma maneira barata de adicionar outro dispositivo para teste em seu arsenal. Todavia, essa não é a única razão.

https://raspbian-france.fr/download/and7_1-tablet-23012017.zip

null

10 - Windows IOT

Ao configurar um Raspberry Pi para criação de protótipos, é recomendável usar o Painel do Windows 10 IoT Core. No entanto, se você quiser fabricar usando um Raspberry Pi, confira o Guia de fabricação do IoT Core. Não é possível usar imagens de criador para fabricação.

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/iot-core/tutorials/rpi

null

Update: Eu encontrei uma lista de mais distros linux e sistemas para o raspberry que pode ser conferida clicando aqui.


Para editar este post basta clicar aqui.
comments powered by Disqus